sábado, 5 de abril de 2008

Mu - Ciclo Nova Música Tradicional

É difícil escrever sobre um concerto dos Mu, porque Mu é Mu!
Apesar da ausência de um dos músicos, MU foram iguais a si próprios. Um concerto cheio de ritmo viajando por música étnica de vários pontos do globo com uma conjugação de instrumentos no minímo "sui generis". Ouvir um tema tradicional russo com digiridoo ou então com aquele instrumento bizarro já apelidado de "Osgofone". Isto apenas para dar um pequeno exemplo a quem ainda não conhece este grupo obrigatório.
Mas nem só de música são compostos os seus concertos, a dança e o humor são uma presença constante e no final o público estava mais que satisfeito, apesar de como confessava uma fã dos Mu "É muito estranho vê-los sentada, mas foi uma esperiência muito gira e o concerto foi muito bonito" ao mesmo tempo que a Diana - bailarina, violinista, vocalista dos Mu - dizia "Estava muito nervosa porque não estou habituada a têr o público sentado, mas gostei muito. Adorei as luzes, eram muito teatrais e tem tudo a haver com Mu".
Confesso que este é um dos lados que me agrada nos Circunvalação à Noite, provocar experiências inéditas aos espectadores e aos músicos e creio que o caso mais marcante aconteceu no Ciclo de Electrónica/Alternativa /Ambiental com os Umpletrue, apenas habituados a tocar em raves, discotecas e bares.
Ainda em relação à noite de ontem e, sem querer estar a cair em erro, tivemos direito a um tema inédito intitulado "A Velha" (pelos menos assim foi apresentado, mas tenho medo que tenha sido mais um momento de humor) dedicado à vizinha chata que ameaça chamar a polícia sempre que ensaiam.
Se o soubesse antes, tê-la-ia convidado para vir assistir ao concerto, mesmo se depois o Osga tivesse que apresentar o tema como "A Simpática" dedicada à tão querida vizinha.
Dia 18 de Abril, os Mu vão estar com os Pé na Terra no Passos Manuel para apresentarem o novo CD.
Quem não pôde vir ontem, tem em breve uma nova oportunidade!

Sem comentários: