domingo, 6 de abril de 2008

Eixo Norte/Sul+Comvinha Tradicional - Ciclo Nova Música Tradicional

O Ciclo Nova Música Tradicional acabou ontem em grande. Com uma casa práticamente cheia, Diana e Pedro – “Eixo Norte/Sul” – surpreenderam com um espectáculo cheio de critíca social e humor.
Fugindo bastante à temática deste Circunvalação à Noite, brindaram-nos com música de intervenção extremamente acutilante, acompanhadas por momentos de leitura de textos. Creio que no início tenha havido alguma preplexidade, eu também tive a minha dose, mas rápidamente deixámo-nos levar pelos textos, pelo encanto, pelo o humor e pela simplicidade dos temas.
No fim, o público entusiasta batia aquelas palmas especiais que pedem um “encore” que naturalmente aconteceu.

Depois do intervalo os Comvinha Tradicional com toda a sua boa disposição e com uma plateia composta de muitos fãs deram início ao concerto, perdão, à festa. Sim, à festa! É verdade que esta começou de uma forma relativamente calma, com algumas gargalhadas pelo meio, com temas instrumentais a embalar e aos poucos a exaltar. A festa foi crescendo, crescendo até se transformar numa verdadeira ramboia com gente a dançar e a saltar nos corredores da plateia ao mesmo tempo que também os Comvinha iam ficando cada vez mais eufóricos e passando já da 01h e connosco (Pé de Vento) a fazer todos os esforços para que acabassem o concerto, pois conhecendo-os já como conhecemos, ficariam ali a tocar até às 03h no minímo. J
Depois de muita insistência e graças ao facto de lhes estar a faltar umas cervejas, lá pararam o concerto por volta da 01h30 e, claro, depois a festa continuou em ambiente de grande convívio no bar montado pelo Pinguim Café no hall do teatro.
Ás 05h da manhã tivemos que nos esforçar outra vez para conseguir fechar o teatro para dar finalmente fim à tainada.
Foram dois grandes concertos, foi o último dia do Ciclo Nova Música Tradicional onde se juntaram também os músicos dos Pé na Terra e dos Mu, foi a festa do primeiro aniversário do Circunvalação à Noite!

8 comentários:

Unknown disse...

Dois excelentes concertos!
O que mais fascina no Eixo Norte/Sul é a simplicidade entrelaçada com o surrealismo e com a ingenuidade irónica.
Os Comvinha são verdadeiramente bons e têm muito bom gosto nos arranjos! E nem precisam de ser muito rebeldes e esquerdongas para isso!

António Manuel Rodrigues disse...

Ó Jorge deixa-te de tretas...
Foi muito bom e podem espreitar as fotos no sitio do costume...

Virgínia disse...

E posso saber onde é o "sítio do costume"?

Unknown disse...

Eu elogiei os dois. Gostei mesmo muito! O resto era piadola.
O sítio do costume é o blog onde esse gajo publica aquilo a que chama "trabalho" sem qualquer tipo de vergonha!

Anónimo disse...

Vi e gostei, ambos com bom gosto e um trabalho notável, grande surpresa numa só noite.
Não se lhes conhecem é resgistos fonográficos, alguém faz ideia? devia ter perguntado lá é claro.

João Gafanha

Anónimo disse...

Felizmente amigos às vezes mostram-nos coisas boas!
Ainda bém que me arrastaram até ao local, com renitência lá fui e a sério,tipo surpresa, boa, música tradicional, ai mas tão diferente do que estava à espera.
Posso dizer que adorei, tudo, tudo.

Anabela

Rui Spranger disse...

João, os Comvinha Tradicional não têm efectivamente registos fonográficos, mas Diana e Pedro (Eixo Norte/Sul) têm ao seu estilo 3 Cds caseiros editados, com letras e tudo.

Comvinha Tradicional disse...

Ora viva, daqui orquestrat comvinhorum.
No que toca a resgistos não é assim tão verdade, uma vez que temos mesmo muita coisa só que para passarem para o domíinio público, teriam que ser legalizados!
Agora deixamos aqui um muito obrigado, a todos os que os que de alguma forma, acharam o projecto "Comvinha Tradicional" interessante, isto é audível.
Da nossa parte, e como é habitual "curtimos à brava".